Quem Sou
Rodrigo Luiz Bora, nascido em 31 de outubro de 1989, Curitiba, Paraná.
Me graduei em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desde 2008 trabalho com o ensino de música. Fui cantor no Coro da UFPR, grupo artístico da universidade, de 2011 a 2022, sob regência e orientação do maestro Alvaro Nadolny. Neste contexto artístico, em 2011, conheci e iniciei meu aprendizado de Yoga com meu primeiro professor, Brahmarsi Das.
Em agosto de 2012 concluí meu primeiro curso de 10 dias de meditação Vipassana como ensinada por S.N. Goenka, que conheci graças ao Yoga. Sempre digo e repito que essa foi a experiência mais importante da minha vida. Vipassana imediatamente se tornou a minha tradição de meditação. Desde então, busco manter uma prática diária de 2 horas de meditação e realizar ao menos 1 retiro de 10 dias de silêncio todos os anos. Sou membro fundador e vice-presidente da Associação Vipassana do Paraná, estando envolvido na organização de todos os cursos de meditação Vipassana que acontecerm no estado desde 2013. Me formei professor de meditação Anapana em 2017, estando envolvido na organização de todos os cursos de Anapana para jovens que aconteceram no Paraná desde então. Também auxiliei na organização de cursos de Anapana em Minas Gerais. A luz de Vipassana sempre guiou o meu olhar sobre o Yoga.
Comecei a lecionar Yoga em 2016 em um projeto da UFPR que durou até 2022 e era vinculado a Pós-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (PROEC) e ao Coro da UFPR. Nele ofertei aulas regulares de Yoga para a comunidade em geral, tendo atendido ao longo dos anos centenas de pessoas de diferentes idades e condições, de dentro e fora da universidade. Em 2018 comecei a dar aulas particulares de Yoga, e entre 2018 e 2020 ensinei Yoga na Associação dos Servidores da UFPR (Asufepar).
Após ter realizado diversos cursos, workshops e formações ao longo dos anos, ao final de 2019, formalizei meus estudos na tradição de Sri T. Krishnamacharya e seu filho T.K.V. Desikachar, onde encontrei a maior seriedade e respeito com a tradição do Yoga.
Tenho, então, duas tradições que me guiam, a de Vipassana e a de Krishnamacharya. Ambas andam de mãos dadas em meu coração e iluminam meus caminhos. Elas me possibilitam o olhar oriental sobre o processo mental. Ambas são tradições leigas e extremamente sérias, que buscam preservar e transmitir seus ensinamentos milenares acima de qualquer outro possível objetivo mundano ou material.
Em busca do olhar ocidental sobre o processo mental, no início de 2024 iniciei a graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), referência na área. Sou membro fundador e vice-presidente da Liga Acadêmica de Psicologia Junguiana da UTP (LAPJ-UTP).
Sigo aprendendo e ensinando.



