Yoga, a Psicologia
da Índia Antiga

Yoga é uma tradição milenar de origem Indiana. Um ponto de vista da realidade. Um complexo e completo sistema de conhecimento que tem como objeto de estudo principal a mente, e por objetivo, o mais profundo autoconhecimento.
Todos os ensinamentos referentes a mente humana produzidos pela antiga cultura indiana, a tradição védica, que remonta de 5 a 7 mil anos atrás, foram compilados e organizados pelo sábio Patañjali sob o nome de “Yoga” em uma escritura chamada Yoga Sutra. Por isso, o Yoga pode ser melhor compreendido se visto como uma profunda abordagem psicológica oriental dos tempos antigos, e ainda muito atual.
Dentre as várias definições existente de Yoga, gosto em especial da apresentada pelo professor T.K.V. Desikachar, que diz que “Yoga é relacionamento”. Yoga é relacionamento porque o Yoga é sobre a mente, e a mente está sempre se relacionando com os diferentes objetos que encontra, sejam eles externos ou internos.
Nossa mente está sempre influenciando e sendo influenciada por esses objetos. Meu estado mental influencia o meu relacionamento amoroso, e o meu relacionamento amoroso influencia o meu estado mental. Meu estado mental influencia a minha relação com meus amigos, familiares e colegas de trabalho. Todas essas relações também influenciam o meu estado mental. O meu estado mental influencia a minha relação com o alimento, com o meu corpo, com os meus sentimentos e emoções, e com Deus. E essas relações todas também influenciam o meu estado mental. E assim por diante.
O Yoga tem algo a dizer sobre todas essas relações. O Yoga pode sim ajudá-las, beneficiá-las, e nos guiar em direção de um estado mental de maior clareza, consciência e Paz, promovendo saúde integral e equilíbrio emocional no processo.
As duas metodologias básicas que o Yoga utiliza para promover esse profundo processo de autoconhecimento são Kriya Yoga, que se traduz como sendo o Yoga do cotidiano, e Ashtanga Yoga, que é a prática formal.
A pratica formal, Ashtanga Yoga, é aquela que as pessoas mais conhecem, a primeira que lembram quando se fala em Yoga. Faz parte dela as posturas e respirações que se faz em cima do “tapetinho”. Por mais importante que seja esse momento, e sim, ele é muito importante, ele é apenas um momento dos nossos dias, da nossa vida. Kriya Yoga é o Yoga que acontece fora do “tapetinho”, cujo tripé se baseia no esforço, no estudo, e na entrega.
Por fim, para encerrar esta breve apresentação do Yoga, lembro que nadamos em um mar de superficialidades, em especial no mundo digital, nas redes sociais. Por isso, além de sabermos o que é Yoga, também é importante termos em mente o que é o sucesso no caminho do Yoga. Não se perca no caminho.
“O sucesso do Yoga não está na habilidade de realizar posturas, mas sim em como ele muda positivamente a maneira como vivemos nossas vidas e relacionamentos. ” – T.K.V. Desikachar.